quinta-feira, 8 de setembro de 2011

DIFERENÇAS ENTRE ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

     Existe diversos tipos de administração, seja ela:de  empresas, de hospital, de escola, de condomínio, do lar, e  várias outros.
   A palavras administração , vem do latim ad, que  significa direção e minister , subordinação ou obediência; isto é uma atividade realizada por alguém sob comando de outro  .
   Megginson et al.(1998) conceituam administração  como sendo o trabalho através de recurso humanos, financeiros e matérias afim de atingir objetivos organizados por meio dos desempenhos das funções  de planejar, liderar e controlar.
  Já para Maximiano (2006,p.6) a administração é o processo de tomadas de decisões sobre objetivos  e utilização de recurso humanos.Sendo que o processo administrativo abrange cinco funções:planejamento,organização, liderança,execução e controle.
    Por outro lado Levitt (1985)afirma que a administração é uma ciência , e que o ato de administrar é um arte.   
    A administração sempre esteve presente nas atividades humanas, seja elas com fins comerciais, institucionais ou mesmo nas atividades sociais.Porém, na atualidade a administração se tornou imprescindível, os tempos de globalização, copetitividade, tecnologia de ponta , mudanças e instabilidades exigem uma gestão competente e desafiadora.
    Como é sabido, a administração sofreu muitas mudanças ao longo do tempo. Pois juntamente com a transformação social, houve uma mudança de liderança, onde como colocado por Max Weber, na administração a burocracia era a organização por excelência. Este pensamento foi abordados por muitos, um desses destaques se dá as escolas tradicionais, onde deste a secretaria da escola o diretor tinha total controle na tomada de decisões e na sala de aula o professor era o transmissor de conhecimento  não havendo interferência de outros meios, sendo assim autoritário.Nas empresas também esta administração perdurava onde somente o chefe tinha o poder de tomada de decisões.Atualmente a administração pertence a todos, mesmo que com tarefas diferenciadas, é associação administrativa que faz um a administração de qualidade.
     As administrações são instrumentos de programas que visa organizar determinado setor , focando ao atendimento total ou parcial das demandas sociais, tendo como tendência natural crescer e desenvolver uma instituição.Deve ser colocado que na administração existe fatores internos e externos que compete para que a organização se altere.
    Temos vivido com transformações marcantes, que nos conduzem a grandes  desafios.Em suma, deparamos com á impossibilidade de encontrar um modelo universal da administração eficiente.Coloca-se me em cheque a organização hierárquica tradicional e o trabalho em equipe, nem sempre adaptados com as diferentes situações da atualidade.
    As organizações necessitam de administração , ou seja, de condução racional de suas atividades, seja elas com fins lucrativos, como é o caso das empresas, ou não, como é caso das escolas.Pois organizar é ter direção e controle das atividades diferenciadas pela divisão de trabalho, porém visando o mesmo resultado ou bom resultados.
   Na administração de empresas, o administrador deve ter três tipos de habilidades;
 *Habilidade técnica- que é a utilização de conhecimentos, métodos , técnicas e equipamentos necessário para o desempenho das tarefas a serem executadas.
 *Habilidade Humana-que é facilidade de comunicar,compreender atitudes , motivações e liderar grupos de pessoas.
  *Habilidade conceitual-que é capacidade de compreender a complexidade da organização como um ajustamento das suas partes.Sendo esta a habilidade mais importante para o nível institucional.
   Em uma empresa a função de organizar define a sua estrutura.A estrutura formal da empresa é planejada pela empresa, representada pelo seu organograma .No entanto, uma empresa se compõe de sua estrutura formal e de uma estrutura informal, formada pela rede de relações sociais e pessoais existentes.
   A coordenação empresarial inclui a liderança de manutenção do equilíbrio dos diversos setores para que esta alcance seus objetivos almejados.
    Na administração escolar é abordados  certos princípios e métodos da organização escolar originam-se da experiência administrativa em geral levando assim esta pratica a ser praticada nas escolas.Todavia, têm muitas características diferentes das empresas industriais, comerciais e de serviços.Por exemplo : seus objetivos dirigem-se para educação e formação de pessoas, seu processo de trabalho tem uma natureza eminentemente interativa , com forte presença de relações interpessoais;o desempenhos das praticas educativas implica uma ação coletiva de profissionais ; o grupo de profissionais tem níveis muito semelhantes de qualificação, perdendo relevância as hierarquias ; os resultados  do processo educativo são de natureza muito mais qualitativa que quantitativa; os alunos são aos mesmo tempo, usuário de um serviço e membro de uma organização escolar.
   Na administração escolar , é destacada a gestão participativa , onde a participação assegura a gestão democrática.Porém a autonomia é fundamental nesta pratica democrática, pois um sistema escolar depende das políticas de gestão publicas .
    Pode se concluir que há diferenças entre essas duas tarefas administrativas, mesmo sendo a administração escolar baseada na administração empresarial, existe diversos pontos que a diferenciam uma da outra.Sendo que na administração de uma empresa, há um nível de hierarquia , onde cada um tem sua formação e sua função.Geralmente o poder de decisões a serem tomadas parte de quem tem maior conhecimento ou quem esta hábil para exercer tal função, dentro da empresa.Já na administração escolar, como possivelmente todo corpo da escola que esta na direção tem o mesmo nível de escolaridade não há este diferencial.Também vale destacar que o gestor escolar deve abordar uma gestão democrática ,  sendo ele responsável pela tomada de  decisões sim, porem com aprovação dos demais, chegando assim a uma conclusão de quais ações deve ser executadas.
    Creio que como um bom empreendedor de empresas que visa estratégias para alcançarem determinado objetivo e obter bons lucros . Assim também a escola deve ter posse de um gestor, diretor, enfim a profissionais capacitados , para juntos tomar decisões partindo da realidade da escola, visando melhorias educacionais.Pois mesmo a gestão escolar sendo democrática , cabe a mesma ter um administrador com capacidade para administrar , visando se o que é colocado em destaque esta de acordo as Leis educacionais e se realmente essas ações vão ser proveitosas para alcançar determinados objetivos.Porque independente de qual administração vêm a ser executada, tem que ter planejamento.








REFERÊNCIAS

OLIVEIRA,Maria Auxiliadora Monteiro(org).Gestão empresarial:novos olhares, novas abordagens.Petrópolis,RJ:Vozes,2005

___.Gestão democrática da escola publica.3.ed.São Paulo:Ática,2000

CHIAVANATO,Idalberto.Introdução á Teoria Geral da Administração.6ª.ed.Rio de janeiro:Campus,2000.
___.Introdução á teoria Geral da Administração.7 ed.São Paulo:Campus,2004.


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2 comentários:

  1. em todo tempo que vivenciei dentro e em meio a várias administrações, jamais imaginei que viesse a fazer parte de administração de alguma coisa e mais interessante o cognome utilizado veio a ser o próprio administrar de alguma coisa.Seja esse o meu comentário nesta conceituada administração.

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